Hoje, Dia Mundial para a Conscientização do Autismo, voltamos a mencionar o incrível trabalho da Vencer Autismo, startup residente na Casa do Impacto desde 2021, agora a desenvolver um projeto de intervenção com alunos do ensino básico, por meio da realidade virtual.

4min. reading

 

Neste Dia Mundial para a Conscientização do Autismo, a ONU afirma e nós sublinhamos: é urgente transformar a narrativa em casa, no trabalho, nas artes e na reformulação de políticas.

Nos últimos anos, têm sido alcançados progressos quanto à conscientização e aceitação das pessoas com autismo, especialmente devido ao incansável trabalho de aliados ativistas.

O progresso é notório quando agora se vê incorporado no vocabulário corrente dos profissionais de saúde, investigadores e académicos, o termo “paradigma da neuro-diversidade”, (cunhado pela socióloga Judy Singer, já na década de 90).

E a premissa deste termo é que se “somos todos diferentes”, então deverá existir ou não existindo, criar-se espaço para todos possamos participar plenamente como membros ativos e fundamentais da sociedade, contribuindo com as características e talentos únicos e sendo aceites e apoiados também nas dificuldades únicas que nos caracterizam.

A narrativa tem é de mudar: não podemos continuar a “converter” ou “camuflar” as diferenças para que sejam aceites nos modelos ditos neuro-típicos da sociedade. Serão estes modelos sociais que terão de mudar para abraçar e valorizar a contribuição que as pessoas com autismo e outras neuro-divergências trazem para o mundo laboral, para dentro de casa, para o mundo das artes e para a formulação de políticas públicas.

Ainda hoje, a discriminação e desafios estão presentes, contudo, a nova narrativa pressupõe que as pessoas com autismo e com outras neuro-divergências, possam reclamar a sua dignidade e autoestima, mediante a sua integração plena – rumo a um mundo inclusivo, equitativo, sustentável e seguro.

 

Se todas as pessoas são únicas, então o autismo é apenas uma forma diferente de entender o mundo.  Agora o que é preciso, é que o resto do mundo entenda o autismo de forma diferente.

 

Hoje, Dia Mundial para a Conscientização do Autismo, voltamos a mencionar a Vencer Autismo,  startup incubada na Casa do Impacto desde 2021 que ambiciona mudar o paradigma social e acabar com o estigma relacionado com o autismo.

Nos primeiros anos, o objeto da Vencer Autismo focou-se mais na terapia para crianças com autismo. No entanto, com o passar do tempo, percebeu que o grande desafio não estava nas pessoas com autismo, mas sim na sociedade (pais, educadores, profissionais da saúde…) que geralmente não o compreendiam, não sabiam lidar e desenvolviam medos e estigmas acerca da condição.  Nesse sentido acabou por direcionar o foco do seu trabalho para a passagem de ferramentas e conhecimento, com o objetivo de mudar o paradigma e alcançar uma sociedade mais inclusiva e flexível.

 

Sabe+ sobre a Vencer Autismo AQUI!

 

Do modelo de intervenção de sucesso ao novo projeto de realidade virtual

O modelo de intervenção da Vencer Autismo oferece partilha de conhecimento, técnicas e estratégias específicas para todos aqueles que contactam, direta e indiretamente, com pessoas com autismo, contribuindo assim para o máximo desenvolvimento do potencial individual.

Esta partilha é realizada através de eventos e mentorias personalizadas, talks motivacionais e talks sobre diversidade e inclusão e o impacto alcançado tem sido incrível.

Além dos milhares de testemunhos positivos que recebe permanentemente, apresenta números de adesão cada vez mais elevados:

  • > 379 eventos | + de 65.600 pessoas impactadas
  • > 575 sessões de mentoria | 80 cuidadores/as impactados/as
  • > 207 sessões de café vencer | + de 613.700 visualizações
  • > + de 238.84 Likes no Facebook | + de 745.916 visualizações no Youtube

Agora, a Vencer Autismo propõe um novo modelo de intervenção com alunos do ensino obrigatório. Ainda em fase de desenvolvimento, promete ser o projeto que dará um passo gigante na redução do estigma negativo do autismo, nas escolas.

Cartaz neon com a frase "You are enough"

Uma experiência única, dada que a realidade virtual irá permitir aos alunos/as colocarem as “lentes” da inclusão e experimentarem as sensações de uma pessoa com autismo em sala de aula.

A experiência é acompanhada de materiais e desafios pedagógicos que ajudam os/as professores/as a construir aulas e atividades que permitem a todos compreender o autismo de uma forma muito mais marcante.

Os destinatários são alunos do 1º Ciclo (gradualmente irá crescer para todos os ciclos) e o projeto foi desenvolvido com o apoio dos parceiros: CIS-Porto; Sage Foundation; Escola Superior de Saúde – Inst. Politécnico do Porto e Nova SEB Social Consulting.

Queres saber mais sobre: o que são neuro-divergências ou o que é a neuro-diversidade? A ION – Institute Of Neurodiversity – parceira da ONU neste Dia para a Conscientização do Autismo, explica.

Neuro-diversidade descreve a ideia de que existem pessoas que experienciam e interagem com um mundo de formas diferentes, transpondo a ideia de que não existe uma forma “certa” na maneira de se comportar, aprender e pensar.

As neuro-divergências abrangem grupos de pessoas com Autismo, mas também com outros diagnósticos tais como: PDAH (Perturbação da Atenção e Hiperatividade), Dispraxia, Discalculia, Disgrafia e Síndrome de Tourette. As pessoas consideradas “neuro-típicas” são aquelas cujo cérebro funciona de acordo com o que a sociedade espera.

A neuro-diversidade abrange estas variações naturais do cérebro humano, que afetam a socialização, a aprendizagem, a atenção e o humor.

As pessoas com neuro-divergências encontram-se em todos os grupos sociais globais: estão em todos os grupos socioeconómicos, em todas as etnias, nações e culturas, em todas as indústrias e profissões, em todas as creches, escolas, espaços de trabalho e administração.

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

cartaz presos a cerca com as frases: "Don't Give Up"; "You are not alone"; "You matter".